SAIBA MAIS
DOP – Denominação de Origem Protegida
Descrição: O Mel da Ilha São Miguel é um mel DOP – Denominação de Origem Protegida – o que significa que é um produto originário dessa ilha dos Açores, cuja qualidade ou características se devem exclusivamente ao meio geográfico específico, incluindo fatores naturais e humanos, cujas fases de produção têm lugar nesta área geográfica delimitada – ilha de São Miguel – Açores.
O Mel da Ilha São Miguel existe em duas variantes: mel Multiflora e mel de Incenso sendo os dois DOP. É um mel orgânico, livre de pesticidas e de qualquer produto fitossanitário, proveniente de ambientes completamente puros.
A qualidade do Mel da Ilha de São Miguel DOP resulta das condições naturais e do clima dos Açores com a sua rica e variada flora.
Mel MULTIFLORA – é um mel de flores silvestres e das flores das árvores que existem na ilha como laranjeira, bananeira, nespereira, goiaba, maracujá, eucalipto, castanheiro, trevo, entre outras, que florescem em épocas diferentes do ano.
Características: O Mel MULTIFLORA resulta da mistura de néctares de várias espécies de flores. Cor: âmbar claro a âmbar escuro, no máximo 114 na escala PFUND; sabor rico e perfumado denotando a variada flora que lhe deu origem.
Mel de INCENSO – é um mel produzido a partir de uma árvore – Pittosporum undulatum Vent. – que cresce na ilha de forma natural, conhecida por árvore do incenso talvez pelo perfume inebriante das suas flores. Esta planta floresce entre janeiro e abril. Há 150 anos introduzida nos Açores em jardins e usada para fazer sebes, fugiu à mão do homem encontrando-se espalhada por todas as ilhas dos Açores. O Mel de Incenso é quase um símbolo dos Açores com características únicas.
Características: O Mel de INCENSO resulta do néctar recolhido pelas abelhas das flores da espécie Pittosporum undulatum (percentagem de pólen superior a 30%); Cor: tonalidade muito clara a âmbar claro, no máximo 50 na escala PFUND; cheiro delicado e perfumado; paladar típico acentuado pelos óleos essenciais da espécie que lhe dá origem.
Método de produção: O Mel da Ilha São Miguel DOP, na variedade Multiflora, é produzido entre abril e setembro e é extraído a partir de setembro. O Mel de Incenso é uma variedade do Mel da Ilha São Miguel DOP produzida de janeiro a abril e que é extraída no mês de abril. O mel é extraído por centrifugação e é deixado a maturar a uma temperatura controlada sendo, posteriormente, filtrado de qualquer impureza.
História: O mel com origem nos Açores é conhecido por ser um mel de alta qualidade. Este é um dos poucos lugares no mundo onde as abelhas ainda não sofrem de doenças pelo que, por esta mesma razão, todo o mel DOP é natural e com a pureza oferecida pela natureza. Existe uma longa tradição de apicultura nas ilhas dos Açores, que data do século XVI. Por tudo isso, a função ecológica da apicultura assim como o seu papel social (permitem o desenvolvimento de uma economia familiar) têm levado ao reconhecimento do mel com origem nos Açores como um produto de reconhecido valor tanto para a saúde humana como para a sustentabilidade do planeta.